I N S C R I Ç Õ E S   E N C E R R A D A S

A Experiência de Escuta foi um serviço de acolhimento disponibilizado para a população entre os dias 20 de março de 2020 e 20 de agosto de 2020, por um grupo voluntário e independente de psicólogos e psicanalistas, com apoio de Relações Simplificadas. Foram feitas 4.460 escutas, centenas de encaminhamentos, dezenas de reuniões e estudos de casos. O grupo pôde acompanhar a população em situações de desespero e desesperança, mas também de encontro e gratidão. Somos profundamente gratos a todos os usuários da Experiência de Escuta.

Desde o princípio, a Experiência de Escuta buscou oferecer uma vivência de contato humano, acolhimento e companhia para aqueles que sofriam por circunstâncias relacionadas à Covid-19 ou seus desdobramentos, tais como a quarentena, o medo da doença, a tristeza do isolamento, a insegurança financeira, o luto, entre tantas outras aflições que ganharam palavra e memória em cada um dos milhares de encontros produzidos por essa grande experiência.

Entendemos que o trabalho de cuidado com o sofrimento mental que a pandemia causou está apenas começando. Mas entendemos também que o formato e a proposta da Experiência de Escuta já não é o mais adequado ao momento. Quando o grupo iniciou este trabalho, assumiu o compromisso de mantê-lo enquanto durasse a quarentena, pois havia o entendimento de que o dispositivo que disponibilizado era útil à sociedade naquele momento de emergência.

Se a emergência sanitária ainda não cessou, tudo indica que boa parte da sensação de emergência já foi dispersada. Isso foi observado pelo grupo de voluntários através da diminuição da procura concomitantemente à reabertura da economia, da menor disponibilidade de profissionais para executarem o trabalho voluntário, uma vez que estes também retomam suas atividades regulares e, sobretudo, a partir da variação das queixas após quase cinco meses. Ao longo das últimas semanas de funcionamento da Experiência de Escuta as queixas que predominavam já não estavam relacionadas à Covid-19, indicando que o trabalho já se movimentava para longe da proposta inicial do projeto.

Com muita gratidão por todos os que participaram e apoiaram a Experiência de Escuta que inauguramos este espaço de memória destes cinco meses. Esta página estará sempre em atualização trazendo recordações, dados, pesquisas e desdobramentos deste grande experimento de acolhimento e contato humano.

20 de agosto de 2020

Novos conteúdos em breve

Conheça o novo site da Experiência de Escuta, clique aqui.